Instruções das Pedras Preciosas

Instruções das Pedras Preciosas

Pedras Preciosas são lindos minerais que podem ser usados para fazer jóias. Mas antes das jóias serem produzidas, as pedras preciosas precisam ser cortadas e polidas. Uma pedra preciosa ou semipreciosa, especialmente cortada e polida, é usada em uma peça de joia.

4 Cs de Pedras Preciosas

Pedra Preciosa Cor (saturação da tonalidade)

Todas as pedras preciosas são únicas na cor. Para entender melhor os termos e para poder identificar os parâmetros de diferença de cor, é importante se concentrar em três coisas, quando se fala em Pedras Preciosas. O mesmo tipo de pedra preciosa pode ter intensidades, sombras, pureza, saturação e tom diferente. Os principais fatores que determinam o cor de uma pedra preciosa são: matiz (COR) , tonalidade e saturação

Matiz (COR) é apenas uma cor básica primária da pedra preciosa, que representa uma das cores principais da paleta de cores (arco-íris). Identificar a tonalidade é tão simples como indicar que as pedras preciosas são azuis, vermelhas, verdes ou amarelas.

Tonalidade determina o quão intenso é o cor da pedra preciosa. Pode variar de claro para escuro, idealmente, o tom mais valioso seria neutro, o que significa que não é muito claro, nem muito escuro, o que seria um meio termo. No entanto, dependendo do design e da montagem da joia, diferentes tons podem parecer mais atraentes do que outros, e às vezes é um assunto de gosto e preferência pessoal.

Saturação também se refere a pureza da cor, as saturações excelentes das Pedras Preciosas contém pouco ou nenhum tom de marrom e cinza. Naturalmente, quanto mais pura é a Pedra Preciosa, mais valiosa ela será.

Corte da Pedra Preciosa

A qualidade da Pedra Preciosa é determinada pelo mais importante elemento - o corte. Com 18 anos de experiência no mercado de jóias e pedras preciosas, nós adotamos qualidade no corte como uma forma de maximizar a graça de cada pedra preciosa. Um excelente corte , irá refletir na qualidade da pedra preciosa, intensidade de cor, minimizando possíveis inclusões, e primeiramente, melhorando a aparência visual. Nós classificamos os cortes em 4 níveis: regular, bom, muito bom e excelente. Idealmente, todas as pedras preciosas encontradas em GLAMIRA possuem um corte muito bom ou excelente. O corte da Pedra Preciosa, é sempre indicado na seção dos detalhes do produto.

Claridade da Pedra Preciosa

A claridade da Pedra Preciosa se refere a coloração da pedra e a claridade. Quanto menos inclusões a pedra conter, melhor será a sua classificação, e mais valiosa ela será. A claridade da Pedra Preciosa, irá depender do tipo da pedra. A claridade AAA se refere a uma pedra muito pura, enquanto a AA significa que é uma pedra semi pura. Idealmente alguma das pedras será classificada como AAAA que significa que é a qualidade mais pura. A claridade da Pedra Preciosa, é sempre indicado na seção dos detalhes do produto.

Pedra Preciosa Carat Peso (tamanho)

O Carat é o tamanho da Pedra Preciosa. Diferentes tipos de pedras possuem densidades particulares (massa por unidade de quantidade). Assim sendo, duas pedras que visualmente podem parecer iguais em tamanho, podem variar em peso. Por exemplo, um diamante é menos denso do que um rubi, por isso um diamante de 1 quilate ficará maior do que um rubi de 1 quilate.

Pedras Preciosas

Esmeralda

Esmeralda

Safira

Safira

Rubi

Rubi

Diamante Negro

Diamante Negro

Safira Branca

Safira Branca

Esmeralda

Pedras preciosas verdes ricas e vívidas, cujo nome deriva da palavra grega “smaragdos’’ que significa joia verde. Uma das 4 principais pedras preciosas, juntamente com diamantes, safiras , e rubis, as esmeraldas vêm como exceções devido à sua superfície altamente inclusa e muito menos dura em comparação com outras pedras preciosas. O valor das esmeraldas são classificadas pelos ''4 Cs": Cor, corte, claridade, e carat (quilates). No entanto, para essas pedras preciosas, a cor é o aspecto mais importante, tornando as esmeraldas verdes vivas e brilhantes mais valiosas. Claridade é o segundo aspecto mais importante. As esmeraldas possuem diversas inclusões, quanto mais transparente a pedra for, mais valiosa ela é. Essas pedras podem ser normalmente encontradas na Colômbia, Zâmbia, Afeganistão, Austrália, Áustria, Brasil, Madagascar, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Noruega, Paquistão, Rússia, Somália, África do Sul, Espanha, Suíça, Tanzânia e nos Estados Unidos.

Associado ao chakra do coração, as esmeraldas são ditas as pedras de um amor de sucesso. Acredita-se que ela traga paz, fidelidade, amizade, lealdade, e compaixão. Essas pedras preciosas tem fascinado a todos desde os tempos antigos, se tornando a pedra favorita de Cleópatra, e no Egito Antigo, acreditava-se que proporcionava a vida eterna. Os poderes de cura são mais uma razão, que tornam as esmeraldas tão excepcionais. Acredita-se que elas possam ser usadas como antídotos, limpando o corpo de veneno e das toxinas, e ajudando a recuperação após doenças infecciosas. Dizem que ajudam a curar o coração, os pulmões e até mesmo restaurar a visão.

As esmeraldas são consideradas pedras de Vênus, capazes de trazer a segurança no amor e nos relacionamentos, tornando-as assim uma das melhores escolhas para os anéis de noivado e além disso, são as pedras de nascimento do mês de maio.

Safira

As Safiras vêm em diferentes cores e tonalidades, sendo o azul o mais popular e a cor mais associada a essa pedra preciosa. E não por coincidência, o nome deriva de "sapphirus" que em latim, significa azul. É uma das pedras mais duras da terra, - 9.00 na escala Mohs, as Safiras são superadas apenas por Diamantes e Moissanites. Entre os 4 C (cor, corte, clareza e quilates), a cor é a propriedade mais importante para determinar o valor das Safiras. As Safiras mais valiosas são da rica cor azul vívida, não muito escura e sem tons de cinza. Essas pedras preciosas são encontradas no Sri Lanka, Vietnã, China, Tailândia, Austrália,Estados Unidos , Madagascar e Leste da África.

Muitos mitos e crenças cercam os Safiras. Os antigos persas acreditavam que o céu estava pintado de azul para parecer com a cor das Safiras. Elas permaneceram como as principais pedras preciosas reais nos tempos modernos, e a Safira também é a pedra preciosa no anel de noivado da Lady Diana com o Príncipe Charles. Acredita-se que as Safiras aliviam a ansiedade, acalmam os nervos, e tornam a mente mais clara. Elas estão associados ao chakra da garganta, o que significa que as Safiras podem ser úteis para entender seu ‘’eu’’ interior. Ao fornecer energias mais calmas, também ajuda você a se concentrar e se tornar mais automotivado. Muitos dizem que as Safiras tem poderes de cura, ajudando com indigestão, tirando apatia e letargia.

As Safiras simbolizam compromisso, fidelidade e amor puro, tornando essas pedras preciosas opções perfeitas para os anéis de noivado. Elas também são as pedras do nascimento do mês de Setembro.

Rubi

Uma das 4 principais pedras preciosas, juntamente com Diamante, Safira e Esmeralda, o Rubi se apropria do nome da sua cor, originada da palavra latina “rubeus’’que significa vermelho. Eles estão intimamente relacionadas com a Safira, ambos são da família do corindo. Os rubis são uma das pedras mais duras, com 9,00 na escala Mohs, perdendo apenas para os diamantes e moissanites. O valor destas pedras preciosas é medido pelos 4 C como as outras pedras preciosas - cor, corte, clareza e carat, incluindo seu local de origem. Os rubis mais valiosos tem uma cor vermelha mais escura, carregando o nome de "sangue de pombo", sem qualquer tonalidade de amarelo ou azul. Hoje em dia, os rubis podem ser obtidos em Myanmar, Madagascar, Nepal, Paquistão, Tajiquistão, Tanzânia, Vietnã e Estados Unidos.

Desde os tempos antigos, os rubis foram chamados de pedras do amor e da paixão, também consideradas afrodisíacas, atraindo atividade sexual. Eles acreditavam que traziam energia e entusiasmo, enfrentando o cansaço e a exaustão. Rubis deixam a mente calma, melhorando a concentração, e aumentando a motivação. Acreditava-se que essas pedras preciosas traziam argumentos. e tinham o poder da reconciliação e de proteger contra pensamentos negativos. Diziam que os rubis tinham poderes de cura, pois são associados ao chakra do coração, acreditava-se que eles desintoxicam o corpo e o coração. Eles ajudam o coração, baixam a febre e tratam o fluxo sanguíneo.

Rubi é a pedra do mês do nascimento de Julho, é uma das principais pedras escolhidas para anéis de noivado, pois simbolizam o amor e a paixão. Eles são tradicionalmente presenteadas nas bodas de casamento de 15, e 40 anos.

Diamante Negro

Classificadas como uma pedra preciosa, os diamantes negros naturais são opacos, e isso é o que difere ele dos demais diamantes. Eles são considerados valiosos pois são maravilhosos e muito preciosos. De qualquer maneira, eles são mais acessíveis que os outros tipos de diamantes coloridos.

Existem muitas crenças e mitos contraditórios quando se fala em diamantes negros, e o que eles representam. De acordo com uma lenda Indiana, eles representam Yama, o Deus da morte. Contudo, a crença italiana, segue na direção completamente oposta, eles acreditam que essa é a pedra da reconciliação - e acreditava-se que o diamante negro ajuda a resolver as pendências, e fazer o relacionamento voltar a funcionar.

Carat - O carat (quilate) é a unidade de peso, e é como cada diamante é medido. A diferença de preço entre vendedores diversos é devido por várias razões, por exemplo, diamantes negros extraídos naturalmente seriam mais caros, mas ainda uma alternativa mais barata do que os diamantes em outra cor. Os diamantes negros, geralmente são mais difíceis de polir, e isso pode afetar o seu corte.

Corte - Diamantes Negros naturais, de fato, são muito ásperos, então eles precisam ser ''feitos'' usando vários métodos, e esse processo é chamado de corte ou polimento. Isto é feito com a ajuda de uma lâmina de serra circular desdentada fina e a ação do "corte" é realizada pela poeira de diamante com a qual a própria lâmina foi impregnada.

Claridade - A clareza de uma pedra indica o número de falhas ou inclusões presentes no diamante, mas quando se trata de diamantes negros, isso não é tão importante quanto em os outros diamantes.

Coloridos - Os diamantes negros naturais podem ser encontrados em forma bruta, com exatamente a mesma cor preta, o que resulta em eles sendo extremamente populares, devido à raridade de sua cor. Eles possuem essa cor devido ao grafite que se formou na estrutura cristalina durante a formação do diamante. Naturalmente, eles só são encontrados em apenas uma intensidade de cor, o Fancy Black (Preto extravagante) .

Safira Branca

Classificados como uma pedra preciosa, as Safiras Brancas podem ocasionalmente ser usadas no lugar de diamantes, não só por causa da semelhança, elas são mais acessíveis (economicamente falando) , e também por serem muito duras, e nesse quesito ficam em segundo lugar, depois dos diamantes. Na escala de Moh, ela é classificada com uma solidez de 9. Em comparação aos diamantes que possuem a classificação de solidez de 10. Nesse caso, a pedra preciosa é resistente e adequada para a produção de jóias.

De acordo com as crenças populares, esta pedra, traz sabedoria e força de espírito, encoraja a desencadear os próprios talentos e potenciais, enquanto inspira o indivíduo a viver com integridade, mantendo-se fiel aos seus próprios ideais. Mas também, a safira branca é adequada para uma promessa entre os que se amam, pois simboliza aqueles que tiveram de desistir de tudo um para o outro, e além disso, desencorajam o ciúme nos estágios iniciais da parceria ou do casamento.

Carat - Geralmente há uma diferença entre diamantes e safiras, quando falamos em carat (quilates). Os dois podem ter o mesmo carat, porém o peso é diferente, a safira é mais pesada. Recomenda-se que, quando tiver dúvidas em relação a quantos quilates escolher para uma safira branca, você considera o tamanho em milímetros

Corte - Ao contrário dos diamantes, as safiras brancas precisam ser cortadas de maneira customizada, então a singularidade da pedra pode ser vista. Cada joalheiro irá definir o seu próprio padrão quando se trata de cortes de safira, e eles irão se concentrar na cor da pedra para garantir a qualidade, pois não existe um padrão de "corte ideal" para as safiras.

Claridade - Semelhante a outras pedras, também há uma diferença ao comparar a clareza entre uma safira branca e um diamante. Devido ao fato,que as safiras provêm de um ambiente rico em minerais, o que pode afetar facilmente a pedra preciosa, é aceitável que todas as safiras tenham algumas inclusões. As Safira Branca Eye-clean (Safiras Relíquia, Nenhuma inclusão visivel , AAAA) são extremamente raras.

Coloridos - não é muito comum que uma safira seja branca e as safiras brancas de boa qualidade são ainda mais raras. Essas pedras são referidas como "incolores". Algumas das safiras brancas vêm com um tom muito pálido de azul, rosa ou amarelo.